segunda-feira, 30 de abril de 2012

Reunião de pais e professores realizada em 20 de março


A reunião foi aberta pela direção com a apresentação formal da nova professora. Todos nos apresentamos: a diretora Nádia, a professora Andréa, as coordenadoras pedagógicas Luciana e Vanessa e a orientadora Rose.
Iniciamos a reunião com uma atividade. Propomos escrever e conversar sobre as nossas expectativas com relação ao ano letivo, o que esperam da escola e o que a equipe espera dos pais.
A professora Andréa iniciou a sua fala relatando que alguns pontos observados pelos pais, sobre seus filhos, eram características da faixa etária na qual eles se encontram. Comentou sobre as seguintes características: egocentrismo, mas a necessidade de estar perto de outras crianças; o tempo de atividades, que inicialmente eram curtos (no máximo 10 minutos) e que naquele dia tinham permanecido na Roda durante 30 minutos; e por último observou para os pais que nesta faixa etária, as crianças eram muito parceiras, iam aprendendo a se comunicar  cada vez melhor, mas mantinham a fantasia.
Conversamos sobre a Roda como momento muito importante na nossa rotina, pois é nela que as atividades se organizam e que todo o trabalho acontece.
Comentamos sobre alguns projetos previstos para o trimestre e seus objetivos: adaptação e sondagem, onde a professora pode conhecer as crianças  em termos de conhecimento; cada um tem o seu jeito, onde exploramos a identidade de cada criança; iniciaremos um projeto sobre o corpo humano, onde estudaremos partes do corpo, alguns sistemas, órgão dos sentidos e higiene e saúde; Também iniciaremos um estudo do alfabeto usando a turma da Mônica como base, com o objetivo de construir com as crianças repertório fonético, ou seja, que elas façam associações (La de lápis, ma de mamãe); já começamos um projeto sobre jogos e brincadeiras, que tem como objetivo desenvolver as atividades da Educação Física; hora da culinária, onde as crianças trarão os ingredientes para prepararmos alguma receita, com o objetivo de trabalhar língua portuguesa, ciências  e linguagem matemática; hora do conto, que também trabalhará questões de língua portuguesa e também filosofia.

Lembretes com relação a nossa rotina:
Horários – observar os horários de entrada e saída. A entrada é as 13:15 horas e saída às 17:15.
Aulas especializadas:
segunda-feira
terça-feira
quinta-feira
sexta-feira

Inglês e Informática
Música
Teatro
Artes

Dia do brinquedo: quartas-feiras.
Biblioteca: terças-feiras, as crianças irão à biblioteca com a carteirinha e retirarão um livro para ser lido em casa com a família, o livro deve retornar na terça-feira seguinte.
Agendas: canal de comunicação entre a família e a escola, verificar todos os dias, pois as crianças nem sempre vão lembrar que tem bilhetes.
Garrafa de água: importância de trazê-las, pois as crianças perdem muito tempo indo e vindo do bebedouro, principalmente depois do pátio. Comentamos o por quê do uso das garrafas e não de copos descartáveis.
Tema: irá nas sextas-feiras, no caderno ou na pasta. Pedimos ajuda aos pais quando ajudarem as crianças, nunca fazer por elas.
“Do seu jeito”- expressão que usamos para respeitar o trabalho dos colegas.
“Escrita espontânea”- escrita feita pela criança “do seu jeito”, com ou sem letras, perto da escrita correta ou totalmente diferente. Mostra o nível de entendimento da criança com relação a linguagem escrita. Não soletrar, nem escrever em um papel para que copiem.
         Finalizamos a reunião com a leitura de uma pequena história da borboleta.
Montamos um painel com os pais presentes colocando nossas expectativas e borboletas para nos lembrar que o aprendizado exige paciência e que temos que respeitar o tempo de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário